NÃO TENHO TEMPO PARA NADA!

Marcos Pontes
12/09/2007

Como anda a vida? Corrida? Os dias parecem cada vez mais curtos? Não se apavore. Você não é o único. Hoje em dia, submetidos a um bombardeio constante de informações, muita gente vive pressionada por inadiáveis compromissos, milhares de coisas para fazer e sem tempo para nada. A impressão é que nunca conseguiremos “ficar em dia”. Mais ainda, nunca vamos ter novamente aquela sensação de “mesa arrumada”.
O fato é que, com o desenvolvimento da tecnologia da comunicação, estamos constantemente executando várias tarefas ao mesmo tempo, normalmente uma manual e muitas mentais. Dirigimos falando ao celular, trabalhamos em um projeto com o e-mail aberto em outra “janela”, estudamos assistindo TV, etc. Lembre-se que o seu mundo é o mundo que sua mente interpreta através das informações que chegam pelos seus “sensores”. Expostos a tanta informação simultânea, a nossa criatividade continua a fazer seu trabalho usual. Ao recebermos uma informação, analisamos o seu impacto na nossa vida, projetamos possibilidades, boas e ruins, imaginamos problemas e soluções. Tudo isso enquanto trabalhamos “naquela tarefa” básica.
Os resultados são diversos e muitas vezes ruins. Vão desde simples atrasos e redução de qualidade no trabalho, passando por ansiedade, pelo stress e suas conseqüências, até acidentes fatais por falta de atenção.
Uma coisa em comum: a sensação de desorganização. “Meu Deus! Minha vida está uma bagunça! Preciso organizar melhor o meu tempo!!!
No início da minha carreira no programa espacial, durante a preparação inicial em 1998, quando cessaram minhas atividades de militar da ativa e começaram minhas funções civis de astronauta, essa era exatamente a sensação. Eram tantas coisas para fazer em tão pouco tempo! Tanta coisa para aprender! Tudo atrasado! O peso da responsabilidade de representar um país inteiro, sem direito de falhar! E a família? Tudo somava mais desespero em uma mistura confusa de pensamentos, medos, novidades, mudanças, ansiedade, milhões de atividades e responsabilidades.
Hoje, muita gente me pergunta: “Qual é o maior desafio no treinamento de astronauta?” A resposta é: “Organizar o seu tempo eficientemente! Trabalhar direito e continuar vivendo!”
O segredo? Comece por definir clara e honestamente os seus objetivos. Tudo é uma questão de escolha e sincronização. Você não pode fazer tudo ao mesmo tempo. Estabeleça suas prioridades. Inclua descanso e diversão entre elas.
Planeje a execução das atividades. Seja realista. Não superestime suas habilidades. Nem espere perfeição de outras pessoas.
Analise a situação através de fatos por fontes confiáveis, nunca por suposições. Defina exatamente o que é importante para você. Descarte tudo mais. Isso parece simples, mas, por várias razões, essa é uma das partes mais difíceis do processo. A nossa tendência usual é querer arrastar um fardo enorme de coisas materiais, pessoas e sentimentos que nada ajudarão a atingirmos nossos objetivos. Apenas tornam a vida mais difícil e complexa de lidar. Por essa razão é tão importante definir seus objetivos e as necessidades reais para atingi-los. Livre-se de tudo que não for necessário. Não se deixe levar pelo sentimentalismo. Na gíria de piloto: não carregue cargas inúteis sob suas asas. Elas só reduzem sua capacidade de manobra e fazem você gastar mais combustível no combate.
Para exemplificar com algo simples – coisas materiais são mais simples que pessoas ou sentimentos - olhe ao seu redor, em sua casa ou escritório, você realmente precisa de todas essas coisas? Experimente guardar tudo o que você não usou nos últimos meses dentro de algumas caixas. Não escreva o conteúdo nas etiquetas. Escreva apenas a data em que as colocou no depósito. Provavelmente você não precisará mais desse material. Depois de um ano ou dois, retorne ao depósito, retire as caixas e doe todas elas, sem abrir ou imaginar o conteúdo. Faça de modo semelhante com tudo na sua vida.
Voltamos às atividades do dia-a-dia. Faça uma coisa de cada vez. Reduza a possibilidade de interferências. Enquanto concentrado em um trabalho, desligue o celular, ou deixe-o com outra pessoa para anotar os recados. Feche o programa de e-mails. Aprenda a delegar tarefa....e realmente as delegue.
Avise a todos: você vê e-mails e os responde apenas uma vez por semana. Se houver algo realmente urgente, diga para que liguem...fora do seu horário na academia!
Reserve uma hora por dia para organizar a vida. Comece organizando as coisas materiais, pois são menos complexas. Depois aquelas que te dão prazer, pois são as mais importantes. O restante pode esperar!

Marcos Pontes
Colunista, professor e primeiro astronauta profissional lusófono a orbitar o planeta, de família humilde, começou como eletricista aprendiz da RFFSA aos 14 anos, em Bauru (SP), para se tornar oficial aviador da Força Aérea Brasileira (FAB), piloto de caça, instrutor, líder de esquadrilha, engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), piloto de testes de aeronaves do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), mestre em Engenharia de Sistemas graduado pela Naval Postgraduate School (NPS USNAVY, Monterey - CA).

A reprodução deste artigo é permitida desde que seja na íntegra e que seja citada a fonte: www.marcospontes.net